Ortopedia - QUEDAS De IDOSOS

As quedas são um problema comum e grave entre os idosos, causando lesões de leves a sérias e com as complicações intercorrentes que podem advir, podem levar até ao óbito.

Elas suscitam cuidados  e aumentam a necessidade causada pela limitação imposta pela idade e perda da autoconfiança e  afetam em torno de 40% dos adultos maiores de 65 anos, saudáveis e aumenta muito nos acima de 75 anos

Por resultarem de interação neurológica, musculoesquelética e ambiental originam muitas oportunidades de prevenção.

As estratégias para redução do risco de queda em idosos incluem cuidar das doenças de base e cuidados com os fatores de risco associados a quedas, melhorando a capacidade  de força muscular, flexibilidade  e equilíbrio.

Uma alternativa para se manter atualizado quanto a oferecer melhora no auxílio de apoio domiciliar é acessar o site http://www.cdc.incipc/falls/ CDC- Centro de Controle de Doenças.

EXERCÍCIOS: COMECE LENTO E DEVAGAR

Devido a sua vulnerabilidade  às doenças crônicas e falta de condicionamento, os idosos são o segmento que mais pode se beneficiar com os exercícios físicos.

Os exercícios retardam a incapacidade, melhoram as doenças e aumentam a força, equilíbrio, flexibilidade e resistência dos idosos fragilizados ou com doenças como a artrose.

Todo indivíduo, principalmente os idosos, devem consultar um médico, de preferencia, o de sua confiança para ser avaliado e excluir todas as contraindicações as quais podem ser :

- IM ( infarto do miocardio ) nos últimos 6 meses

- angina

- sinais e sintomas de ICC ( INSUFICIENCIA CARDIACA CONGESTIVA )

- pressão arterial sistólica de 200 mm Hg ou mais e pressão diastólica de 110 mm Hg ou mais, em repouso.

- Pacientes com hábitos de vida sedentários ou com distúrbios neuro musculares mais graves, devem começar suas atividades com intensidade baixa  e aumento lento e progressivo. O envelhecimento causa rigidez musculoligamentar, diminuindo muito a elasticidade do tecido conjuntivo e por esse motivo, toda atividade física deve ser precedida de um aquecimento leve e gradual antes dos exercícios programados.

- O objetivo básico é desenvolver 3 séries de 8 a 12 repetições, respeitando pelo menos 1 minuto entre as séries, com uma carga de esforço equivalente a 70% a 80% da carga máxima (esforço máximo para fazer 1 exercício em toda extensão) e dependente da debilidade , iniciar com 65% da carga correspondente a 20% da massa muscular maxima ideal.

TREINAMENTO AERÓBICO

Os exercícios melhoram a saúde geral e diminuem as dores articulares e incapacidades associadas a osteartrose. Portanto, força muscular, estabilidade articular e equilíbrio precisam ser melhorados antes de se tentar iniciar o treinamento.

TREINAMENTO DE EQUILÍBRIO

O ideal é incluir nos exercícios atividades planejadas que melhorem a mobilidade funcional

Mudanças de local tendo que se equilibrar, andar para trás, andar na ponta dos pés, andar de calcanhares, andar en círculos de frente e de costas, andar com um pé atrás do outro, melhoram muito a capacidade de equilíbrio até em terrenos irregulares por dar segurança para proceder movimentos em varias posições continuamente.

TREINAMENTO DE RESISTÊNCIA

Muitos pacientes que se cansam com facilidade, muitas vezes é por falta de resistência e não por força biomecânica para movimentar as pernas.

Para melhorar essa condição, começar por sentar e levantar de uma cadeira, repetidamente até cansar  e quando melhorar esse exercício, começar com o fortalecimento fazendo marcha em lugar parado por 2 a 5 minutos contínuos, observando-se a fadiga, sempre apoiado em algum objeto fixo e com uma cadeira atrás para descanso rápido se preciso for.

TREINAMENTO DE FORÇA

A fraqueza e perda de massa muscular e óssea, são deficits proeminentes nos idosos e, aumentando a força muscular em atividades simples como, subir escadas, carregar pacotes, andar ... e, nas pessoas com lesões mais sérias após traumas, lesão neurológica, proteses....que não teriam chances muito facilitadas para essas tarefas mesmo que pareçam simples, exercícios programados de resistencia muscular progressiva trazem benefícios surpreendentes com a evolução do tratamento porém , antes de enquadrar um paciente nesse tipo de programa é necessario que se façam avaliação cardiocirculatória para estudo de risco benefício e é recomendado que se trabalhe dentro de um parâmetro de 65 % a 75% da frequência cardíaca maxima propria para a idade .

QUANDO A DOR  E A RIGIDEZ INTERFEREM

As dores podem ser causadas por lesões antes, durante ou depois dos exercícios , CUIDADO

Todo paciente que ingressa num programa de atividade física deve estar preparado para sentir dores musculares as quais melhoram logo que o organismo se adapta ao esforço e entra na rotina.

Se as dores não passarem, algo está errado e necessita de pesquisa de causa e tratamento adequado e readaptação ao programa respeitando o limite da dor.

Se, mesmo com a redução da atividade física não cederem as dores, às vezes torna-se necessário repouso relativo por algum tempo até melhora do quadro.

A HIDROTERAPIA é uma modalidade com boa resistência, porém com menos stresse articular, estando bastante indicado para pessoas portadoras de osteartrose e os exercícios na água, devido ao baixo impacto são altamente aceitáveis e tolerados pela maioria das pessoas.

COMO MOTIVAR O IDOSO A SE EXERCITAR

Sempre abordar as limitações do paciente e estudar o seu objetivo / ideal do paciente e estimular dentro das proprias espectativas.

Isto é uma tática que sempre costuma dar certo.

A regra mais básica é :

Começar sempre devagar, com exercícios de baixa intensidade, progressivos, passando a média intensidade e depois para a alta , fazendo atividades pelo menos por 30 minutos ao dia , 3 vezes por semana no mínimo.

Melhorar a consciência do paciente sobre seu comportamento sedentário também já pode ser motivo para estímulo a se exercitar.

Discutir sobre vários tipos de exercícios pode ser útil ao paciente para descobrir sua afinidade e pode ser indicativo para adesão a algum tipo de grupo de reabilitação.

Ambientes afins são boa opção geral para iniciar qualquer atividade como, tai-chi-chuan, dança, academias de ginastica, piscinas de hidro.

Em resumo ;

QUALQUER EXERCÍCIO É MELHOR DO QUE NADA, DESDE QUE SEJA EXECUTADO DE FORMA ADEQUADA, COM AS DEVIDAS ORIENTAÇÕES PARA QUE TRAGA BENEFÍCIOS E NÃO MAIS LESÕES.