Fisioterapia - E.P.R.

Fisioterapia - E.P.R.

   Processo de reabilitação derivado da escola clássica de postura de Madame Mézière a qual deu origem às técnicas conhecidas atualmente que são R.P.G. ISOSTRETCHING , G.D.S. , PILATES, como tantas outras escolas de reabilitação por cadeia muscular.

     O processo diferencial da E.P.R. das outras técnicas está no processo inicial de diagnóstico e condução de tratamento.

     Na E.P.R., são utilizadas como parâmetros, as deficiências do paciente e colocadas em sistema numérico para termos um padrão inicial e podermos acompanhar a evolução quando da recuperação, progressivamente bem como, são utilizadas técnicas de reabilitação preconizadas por fisiatras e avaliação cardiológica antes do início do processo de reabilitação geral, para dosar a intensidade de atividade física que o paciente pode suportar sem riscos de lesão musculo esquelética, durante o seu processo de recomposição do estado postural teoricamente ideal ao ser humano.

    Como o processo é baseado em reabilitação em bloco pelo sistema de escola de cadeias, trabalhamos inicialmente o sistema estático flexor primário e em seguida, fortalecemos o sistema dinâmico, estético funcional. Não isoladamente e sim trabalho contínuo compartilhado tendo como base as deficiências para em instancia final, o corpo apresentar a sua formação estética com aspecto próximo do ideal.

     Este sistema leva em torno de 90 dias para que o paciente perceba as mudanças que já estão ocorrendo com o seu corpo e em torno de 180 dias já é percebido pelas outras pessoas bem como, o bem estar pessoal é nitidamente sentido.

    A sua aplicabilidade é para qualquer idade porque mesmo sendo de aplicação coletiva, o seu enfoque é individualizado de acordo com as limitações individuais de cada ser.

     Nos idosos ajuda a melhorar a resistência musculo ligamentar (enfoque principal devido ao sedentarismo), nos adolescentes o principal enfoque está no alongamento porque, devido com crescimento existe maior índice de retração musculo ligamentar decorrente do crescimento e nas pessoas de 1/2 idade, existe um misto dos dois sistemas anteriores quer seja por sedentarismo, falta de treinamento prévio, retração musculo ligamentar por defeito postural / desuso e/ou flacidez associados a muitas vezes contraturas musculares por stress profissional.

     O sistema E.P.R. trabalha com alongamento, exercícios resistidos (micro musculação , maximo de 30 % da massa corporal ideal ), aeróbica, fortalecimento cardio respiratório e estímulo positivo global psicossomático pela ativação do sistema endógeno neural.

     Bastam 2 sessões semanais para que seja atingido o objetivo por não menos que 90 a 180 dias, contínuo.

     Quando os pacientes apresentam dores  rebeldes ao tratamento clínico por alteração postural, temos auxiliar terapêutico a, hidroterapia (HIDRO-E.P.R.) para iniciar o processo e quando as dores cessam, passa-se aos exercícios ativo / passivo continuados até que o paciente possa suportar toda atividade física indicada para a total recuperação e ter uma vida mais saudável e sem dores no dia / dia geral.

 

Confira mais Notícias