Fisioterapia - REABILITAÇÃO POSTURAL

Fisioterapia - REABILITAÇÃO POSTURAL

Define-se como postura normal, a relação de equilíbrio entre as varias partes do corpo, ou seja, tronco e membros.

 

Como postura normal, em posição ortostática (em pé), em perfil, temos:

- Lordose cervical e lordose lombar (ângulos entre 29º e 54º)

- Cifose torácica (corcunda), ângulos entre 35º e 40º  e sacral (fixa).

 

Se passarmos um fio de prumo, do lóbulo da orelha este terá de estar alinhado com o meio do ombro e quadril e levemente anterior ao maléolo lateral (tornozelo).

 

É necessário um bom alongamento para permitir que os movimentos não trabalhem com sobrecarga tanto de músculos como de tendões o que pode resultar em dores nos casos de desequilíbrio entre as estruturas, tanto quanto, um bom fortalecimento muscular nos locais que estiverem com alteração (fraqueza) para dar equilíbrio ao corpo.

 

As deformidades mais comuns são:

Dorso curvo ou Corcunda que é o desvio da coluna dorsal para frente

Escoliose que são os desvios para o lado e podem ser simples ou duplas combinadas.

 

As causas são desconhecidas podendo ter relação com alteração musculo esquelética do crescimento, desenvolvimento inadequado do crescimento, lesões traumáticas, inflamatórias, infecciosas, tumorais, paralíticas (virais).

 

O tratamento sempre é feito visando reorganizar o desvio do equilíbrio e fazer uma nova readequação tentando no mínimo, bloquear o desenvolvimento inadequado e deixar que o crescimento ajude no realinhamento natural e gradual.

 

Podem ser feitos tratamentos específicos sempre focando a causa de base e nos casos de desenvolvimento de crescimento, fazer exercícios, mudar os hábitos errados, corrigir as posturas quer seja com alongamentos quer seja com o uso de fortalecimento dos maiúsculos enfraquecidos até atingir o reequilíbrio e/ou no caso de adolescentes, atingir a maturidade esquelética.

 

 

RELAXAR NA POSTURA

Se houver uma maneira fácil para reduzir as tensões do dia a dia e sentir mais prazer, você se interessaria? Veja nesta matéria como um princípio da Ioga pode ser aplicado para isto, mesmo sem qualquer prática. 

Comece observando sua testa. Há alguma tensão por ali? Se houver, relaxe, solte os músculos da região. Agora note seus ombros e faça o mesmo. De novo com os quadris.

Agora pegue um objeto qualquer que esteja perto de você e segure-o com os braços estendidos à frente. Procure agora reduzir o excesso de tensão muscular, relaxando o que for possível no braço e na mão enquanto continua segurando o objeto. Se você não pratica relaxamento ou meditação com regularidade, provavelmente notou que havia energia além da necessária sendo aplicada em cada situação, e retirá-la não afeta o resultado final. 

Eliminar a tensão não-útil é um princípio da Yoga, chamado "relaxar na postura". Após se atingir alguma postura, reduz-se a energia aplicada à permanência. Esse princípio é extremamente fácil de ser aplicado, podendo ser estendido para várias situações da vida prática. E devido à ligação sistêmica corpo-mente, um corpo mais relaxado induz mente mais relaxada (além de contribuir para evitar rugas!).

 

Confira mais Notícias