Ortopedia - PÉS - FASCIÍTE PLANTAR

O que é

Fasciíte plantar é uma inflamação dos tecidos que formam o sistema de sustentação do apoio plantar (fascia), tendo origem no calcâneo e inserção distal nos dedos dos pés.

A sua característica clinica é provocar dor na planta dos pés, geralmente causada por micro traumatismos ou processo inflamatório secundário de algum tipo de patologia, sendo a dor provocada por reação às forças de tração durante a caminhada ou sustentação em pé de forma estática e  prolongada.

As causa mais comuns são:

1- diferença entre o comprimento dos membros inferiores

2- pronação excessiva da sub talar (pé cavo)

3- falta de flexibilidade do arco plantar longitudinal

4- falta de elasticidade da musculatura da panturrilha

Outras causas mais prováveis e/ou associadas:

1- tempo prolongado em posição estática

2- obesidade

3- uso de calçados inadequados durante atividade física

4- aumento de tamanho do passo durante as corridas

Principais sintomas

1 - manifestação insidiosa, pior pela manhã principalmente ao levantar ou após período de repouso e tentar levantar para deambular.

2 - dor persistente na planta dos pés sob o calcanhar, aumentando muito depois de atividades físicas forçadas e com algum repouso entre as atividades

3 - geralmente a dor melhora após alguns passos, podendo persistir durante todo o dia.

Como fazer o diagnóstico:

Historia clinica, exame físico bem feito, podendo descartar outras patologias com clinica associadas (ciática), tipo de apoio ao andar, a palpação da fascia plantar é bastante dolorosa e pode ter inclusive nódulos locais, limitação para extensão posterior dos membros inferiores por retração das panturrilhas e o exame de RX pode mostrar esporão local com até fraturas por trauma e o ULTRASOM confirma a suspeita clinica, mostrando a aponeurose plantar aumentada  de volume muito acima do normal que é em torno de 3,0 a 4,0 mm.

Podem ser realizados outros exames com cintilografia, ressonância magnética ..., mas pouco melhora na elucidação diagnóstica e encarecem bastante o tratamento.

Sempre se começa pelo mais simples que são:

1 - redução das atividades físicas que provocam os traumas

2 - palmilha para reabsorção de impacto

3 - fisioterapia com uso de ultrassom, fonoforese, iontofotrese, alongamento das cadeias posteriores dos membros inferiores, crioterápica (terapia por gelo),

4 - TRATAMENTO POR ONDAS DE CHOQUE, tratamento mais atual e reconhecido pelo F.D.A., COM ALIVIO ALGICO IMEDIATO PÓS APLICAÇÃO E CURA  COM  + OU -   70% DE PROBABILIDADE COM UMA UNICA APLICAÇÃO E TEMPO DE ESPERA PROGRESSIVA EM TORNO DE 90 DIAS.  Se não atingir a  cura plena ,  pode ser repetida outra aplicação entre 6 meses e 1 ano após tratamento, chegando bem próximo dos 100% de probabilidade de cura.

REAPLICAÇÕES MENORES PODEM SER NECESSARIAS PARA CONTROLE DA DOR, APÓS 20 A 30 DIAS DA INICIAL  , SE O CASO FOR MUITO AVANÇADO NO INICIO DO TRATAMENTO; CASOS MAIS LEVES , RESOLVEM MAIS FACIL E RAPIDAMENTE APÓS A 1ª APLICAÇÃO

OBS: O equipamento utilizado para  uma única aplicação deve ser o que usa ondas eletro hidráulicas.

O equipamento por ondas radiais necessita sempre mais aplicações para atingir o mesmo objetivo , nos casos mais graves.