Ortopedia - LOMBOCIATALGIA

Dor em região lombar, irradiada para os membros inferiores, caracterizada por alteração de sensibilidade, dores, queimação, formigamentos, câimbras e até diminuição da força muscular nos membros inferiores, nas regiões antero lateral das pernas ou panturrilhas, podendo ser uni ou bilateral, caracterizada por compressão das raízes nervosas entre as 4ª e 5ª vertebras lombar e 5ª lombar e 1ª vertebra sacral

Quando a dor é irradiada para as coxas, antero lateral , medial dos joelhos e pernas, dizemos que é uma cruralgia pois está atingindo a raiz nervosa entre as 4ª e 5ª vertebras lombar

As causas podem ser diversas, podendo ser decorrentes de traumas por quedas de altura, torsão do tronco fazendo serviços com ou sem peso, fraturas da coluna, tumores, infecções, inflamações.

O diagnóstico é de fundamental importância e pode ser realizado a partir da história clinica que nos conduz à pesquisa, seguido de um bom exame físico que define a confirmação da historia clinica e orienta o pedido de exames complementares que podem ser, rx simples da coluna, tomografia computadorizada, ressonância nuclear magnética, eletroneuromiografia, cintilografia óssea, exames de laboratório, todos de acordo com a causalgia inicial orientada pelo conjunto dos fatos e provas combinadas.

Os tratamentos são sempre específicos, de acordo com a etiologia causal e quando se tem um diagnóstico bem firmado, todo o tratamento, quer seja clinico ou cirúrgico é sempre de simples execução, não apresentando muito risco na execução.