Ortopedia - JOELHO

Ortopedia - JOELHO

JOELHO

 

     O joelho é uma articulação que tem grandes chances de sofrer lesões. A articulação que envolve ossos, cartilagem, ligamentos e tendões , QUE podem ser revertidas  por exercícios de fisioterapia para joelho.

     Geralmente, as lesões são causadas em consequência do uso excessivo do joelho, como se alongar com dificuldade e se exercitar de uma maneira incorreta. Há também doenças sistêmicas que atingem a articulação do joelho.

 

I) A dor aguda que é geralmente causada por traumatismo pode ser originado por:

 

1) Artrite séptica: É uma infecção no joelho, que apresenta dores intensas, edemas e vermelhidão.

2) Bursite: É a inflamação da bolsa sinovial, é a área inflamada com rubor e edemaciado.

3) Lesão meniscal: A função é aumentar a estabilidade do joelho, assim liberando as cargas e cuidado com os impactos. As lesões meniscais podem ocorrer em vários locais da cartilagem. Dependendo da gravidade dessa lesão, pode ocorrer bloqueio no joelho ou interferir na mobilidade.

4) Gonalgia crônica: Pode ser uma lesão traumática ou uma doença sistêmica, como gota, osteoartrose, entre outros. Existem vários fatores que podem causar a gonalgia crônica, como por exemplo, excesso de peso.

5) Lesão ligamentar: A lesão dos ligamentos colaterais, geralmente, são relacionados a uma queda ou traumatismo direto. É doloroso e apresenta um edema imediato.

6) Luxação de rótula: É o deslocamento externo. Apresenta dores intensas, edemas e dificuldade de mover o joelho.

7) Tendinite ou rompimento dos tendões: dá nos  tendões no joelho e, é mais comum, ocorrer em ciclistas, corredores e entre outros atletas. A dor é inconstante, pode ser um rompimento parcial ou total , assim tornando a dor muito mais intensa e com limitação da  extensão no joelho.

O tratamento para a dor no joelho varia de qual sintoma estiver. Para isso deve consultar um médico e ele irá dizer o que fazer.

Existem  sete exercícios simples que ajudam na fisioterapia do joelho e vocês e podem se  fazer em casa. Porém, o tempo estabelecido para se fazer, só o seu médico pode dizer.

 

II)    7   Exercícios de Fisioterapia para Joelho, veja-os:

 

Exercício 1

Sente-se na borda de uma mesa ou cadeira e cruze os tornozelos com o joelho rígido embaixo. Depois, pressione a perna que está em cima até alongar. Mantenha por 10 segundos. Repita 3 vezes, 1 ou 2 vezes por dia.

Exercício 2

Deite-se de barriga para baixo em uma superfície rígida. Segure o tornozelo com a mão do mesmo lado que estiver fazendo e dobre o joelho até alongar o quadriceps . A mesma quantidade, mantenha por 10 segundos e pratique 3 vezes 1 ou 2 vezes ao dia.

Exercício 3

Fique em pé com os pés separados, apoie-se em um objeto consistente para se equilibrar. Eleve-se lentamente sobre os dedos dos pés, o mais alto possível. A mesma quantidade, mantenha por 10 segundos e pratique 3 vezes 1 ou 2 vezes ao dia.

Exercício 4

Prenda a tira elástica a um objeto firme e ao tornozelo. Fique de pé com os dedos apontados para frente. Cruze a perna presa à frente da outra. A mesma quantidade, mantenha por 10 segundos e pratique 3 vezes 1 ou 2 vezes ao dia.

Exercício 5

Prenda a tira elástica a um objeto firme e ao tornozelo. Sente-se em uma cadeira e puxe a tira elástica até sentir resistência. Mantenha por 10 segundos e relaxe, pratique 5 vezes 1 ou 2 vezes ao dia. Para este exercício: verifique com seu médico a carga recomendada para não prejudicar o joelho.

Exercício 6

Empilhe livros no chão até 15cm de altura e apoie-se em uma cadeira para ajudar no equilíbrio. Suba o degrau lentamente e desça devagar. Repita 5 vezes, 1 ou 2 vezes ao dia. Faça com as duas pernas. Use o peso recomendado pelo seu médico para não piorar sua situação.

Exercício 7

Prenda a tira elástica a um objeto firme e à cintura. Afasta-se de lado até sentir resistente. Coloque a perna para fora com 60cm à 90cm e conforme o pé tocar no chão dobre-a. Estabilize-se e com um empurrão da perna, volte à posição original e relaxe. Repita 10 vezes, 1 ou 2 vezes ao dia. Verifique a carga com seu médico para não piorar sua situação.

 

III) Fatores de Risco:

  • Atividades e desportos de alto risco
  • Excesso de uso do joelho
  • Falta de força ou flexibilidade muscular
  • Lesão prévia
  • Idade e sexo
  • Problemas mecânicos

 

Confira mais Notícias