Ortopedia - ARTROSCOPIA

Artroscopia é um procedimento cirúrgico, minimamente invasivo, orientado por câmeras de vídeo e ferramentaria especial para realizar os procedimentos internos de uma articulação que se acharem alterados, fora do padrão considerado normal.

As artroscopias podem ser realizadas em quadril, ombro, tornozelo, punho, coluna e a mais conhecida são no joelho.

Para sua realização são feitos de 3 a 4 orifícios com no máximo 1/2 Cm de comprimento para introdução das cânulas de trabalho até atingirem as cavidades articulares.

Como todo procedimento cirúrgico, não é livre de possíveis complicações que podem ser, infecção, sangramento por lesão vascular  nos tecidos moles circunvizinhos, lesões de ligamentos peri articulares, sangramento ósseo quando se fazem desbrides nos casos de condromalacia (degeneração da cartilagem articular) levando a derrame articular e dor no pós operatório.

Todo ato cirúrgico tem riscos e quando realizados com diagnóstico preciso ou indicação adequada, os riscos são minimizados e mesmo acontecendo algum imprevisto, todos são passíveis de controle e recuperação que via de regra sempre o resultado é melhor que antes do ato realizado.

Num procedimento artroscópico, as complicações são mínimas e as dores pós-operatórias, praticamente inexistentes.

Quanto se pergunta;  como é realizada uma artroscopia, ela é indicada no quadril em casos que existam lesões do labrum acetabular que ao caminhar ele entra no meio da articulação, causando dores ou, pós acidentes com desgarro da capsula articular, sequelas de artrite reumatóide , sinovites, nos joelhos por lesões de menisco, cartilagem articular, sinovites, auxilio em cirurgia de repatração de ligamentos e osteossíntese de fraturas, intrarticulares e quando no ombro, serve para reparação de lesões do manguito rotador, tenossinovites, tendinites da porção longa do bíceps e nos tornozelos, é indicada após entorses que apresentam aos exames de diagnóstico, lesões na cartilagem articular que necessitam ser removidas (REPARADAS), para esclarecimento diagnóstico e/ou tratamento.

É um procedimento bastante simples e a anestesia pode ser raqui ou geral, de acordo com o serviço de anestesia e a experiência da equipe cirúrgica.