Ortopedia - 3ª IDADE

Ortopedia - 3ª IDADE

O que é osteoporose e osteopenia?

Osteoporose é definida como uma doença óssea caracterizada pelo comprometimento da resistência óssea, predispondo a um aumento do risco de fratura, ou seja, é uma doença sistêmica do esqueleto, degenerativa e progressiva, caracterizada por fraturas por trauma mínimo, como queda da própria altura.

 

Osteopenia (resultado na densitometria óssea) é definida por baixa massa óssea, entretanto não atinge os patamares de diminuição presentes na osteoporose.

 

Alguns casos de osteopenia evoluem para osteoporose e até se observam fraturas em pacientes com osteopenia. Alguns casos demandam tratamento (especialmente quando associada a fatores de risco clínico para fraturas), outros não. O médico saberá o momento adequado de iniciar um eventual tratamento.

 

Deficiência de cálcio e a importância de sua reposição

É na infância e na adolescência que os ossos são preparados para a vida adulta. Nessa fase, já se inicia a prevenção da osteoporose. Alimentação balanceada, exposição solar adequada e prática de atividades físicas formarão o “capital ósseo”, ou seja, o estoque de cálcio (principalmente) que os ossos terão na idade adulta.

 

Do total de cálcio no organismo, 99% localizam-se nos ossos e dentes.

 

O organismo precisa de cálcio para funcionar. Esse elemento é responsável por algumas funções vitais, como transmissão nervosa, coagulação e função neuromuscular (o que, por exemplo, faz o coração funcionar). Sem cálcio, o individuo não sobrevive.

 

Papel das vitaminas para os ossos

Se, por algum motivo, há oferta insuficiente de cálcio, o organismo vai sequestra-lo de onde há maior reserva, no caso, dos ossos. Tal ação pode provocar redução da resistência óssea.

 

Por isso, é necessário manter uma alimentação rica em cálcio. Caso não seja possível, a reposição com suplementos é essencial.

 

Existe um complexo e delicado mecanismo que determina a quantidade de cálcio que irá para os ossos (que precisa desse mineral para sua adequada resistência) e a que o organismo utilizará para realizar suas funções vitais. Nesse sofisticado mecanismo estão envolvidos hormônios minerais e vitaminas.

 

A vitamina D tem um papel importante na absorção do cálcio, na saúde óssea, na performance muscular, no equilíbrio e no risco de quedas. É responsável por fixar esse elemento nos ossos.

 

Estudos científicos mais recentes tem revelado o papel central da vitamina K – tradicionalmente reconhecida por sua contribuição para a coagulação sanguínea – em construir e manter os ossos saudáveis. Além disso, a suplementação com vitamina K mostrou efeitos positivos cardiovasculares, especialmente no tocante as calcificações em coronárias e aorta.

 

Como prevenir?

A prevenção da osteoporose deve-se iniciar na infância e na adolescência, com alimentação adequada e prática de atividade física, no intuito de maximizar o pico de massa óssea.

 

Na idade adulta, para mulheres, o inicio da menopausa é um momento decisivo para avaliar-se, por meio da densitometria óssea e outros exames que se fizerem necessários, uma possível diminuição na massa óssea e, caso necessário, iniciar com medicação ou suplementação de cálcio, vitamina D e outros elementos. Nos homens, é aconselhável a avaliação da massa óssea a partir dos 60 anos de idade.

 

Muitos alimentos são ricos em cálcio e mais expressivos (e de melhor absorção) são leite e seus derivados, como queijos, iogurte, coalhada. Peixes, especialmente sardinha e salmão, e verduras, como brócolis, espinafre, couve-flor, acelga, também contem boa quantidade de cálcio. Entretanto, no caso de vitamina D e vitamina K2, a oferta é bem mais escassa, sendo necessária, invariavelmente, uma suplementação.

 

A vitamina K2

Em relação a saúde óssea, a vitamina K(MK-7) é a mais biodisponível e ativa forma de vitamina K. Estudos tem mostrado sua eficácia em melhorar a saúde óssea. Populações ocidentais tem uma dieta geralmente deficiente em vitamina K2, por isso uma suplementação adequada é recomendada.

 

A vitamina K2, funciona sinergicamente com vitamina D e cálcio para melhorar a saúde óssea, contribuindo decisivamente para elevar a absorção de cálcio, a mineralização e a remodelação óssea.

 

DK2Cal é a combinação ideal para a saúde óssea

A combinação das vitaminas D e K2 com cálcio demonstrou ser superior as formulações de cálcio e vitamina D apenas ou o uso isolado de uma delas.

 

O aporte adequado desses elementos tem um papel decisivo na prevenção da osteoporose.

 

Como tomar DK2Cal

DK2Cal é um suplemento vitamínico-mineral composto de três nutrientes essenciais: cálcio, vitamina D e vitamina K2.

 

Consumir 1 sachê ou 1 comprimido ao dia, 40 minutos antes das refeições, para facilitar a absorção do cálcio.

 

 

Casa segura

A melhor forma de explicar uma Casa Segura, é descrever suas particularidades, é imaginar estar entrando em uma delas e passeando por seu interior, observando as diversas características e detalhes que a tornam uma casa adequada ao mundo atual.

 

A simplicidade e a “invisibilidade” são de capital importância em sua funcionalidade, porque tiram o caráter de excepcionalidade com as pessoas que tem alguma dificuldade física – temporária ou definitiva – quase sempre são tratadas e que acabam por atingir resultados antagônicos àqueles pretendidos: o tratamento excepcional estigmatiza, afastando e deixando-o à margem desta mesma sociedade que se pretende igualitária. A possibilidade de ser visualizada como uma casa normal, para pessoas que querem ter uma vida normal é um preceito importante da Casa Segura.

 

Exterior

  • Acesso fácil sem barreiras – piso áspero com marcações claras dos caminhos;
  • Porta da frente – vão igual ou maior que 80 cm livre;
  • Espaço livre para circulação junto à porta;
  • Maçaneta tipo alavanca;
  • Fechadura sobre a maçaneta;
  • Trincos de segurança deslizantes;
  • Molas aéreas ou dobradiças com molas que mantem as portas fechadas, cartões magnéticos, controles remotos, aberturas automáticas;
  • Desníveis sempre serão vencidos por rampas, capachos e tapetes presos, colados e embutidos;
  • Exterior bem iluminado, facilitando a visão do interior para fora.

 

Confira mais Notícias