Marília, 17 de dezembro de 2017

Fisioterapia - Reab. Postural

POSTURA NORMAL

Define-se como postura normal, a relação de equilibrio entre as varias partes do corpo ou seja , tronco e membros.
        Como postura normal, em posição ortostática ( em pé ), em perfil,  temos :
-Lordose cervical e lordose lombar ( angulos entre 29º e 54º )
-Cifose toraica (corcunda) ,  angulos entre 35º e 40º  e sacral ( fixa )
          Se passarmos um fio de prumo, do lóbulo da orelha este te"rá de estar alinhado com o meio do ombro e quadril e levemente anterior ao maleolo lateral (tornozelo).
        É necessario um bom alongamento para permitir que os movimentos não trabalhem com sobrecarga tanto de musculos como de tendões o que pode resultar em dores nos casos de desequilíbrio entre as estruturas, tanto quanto , um bom fortalecimento muscular nos locais que estiverem com alteração (fraqueza)  para dar euilibrio ao corpo.
       As deformidades mais comuns são :
Dorso curvo ou Corcunda que é o desvio da coluna dorsal para frente
Escoliose que são os desvios para o lado e podem ser simples ou duplas combinadas.
       As causas são desconhecidas podendo ter relação com alteração musculo esquelética do crescimento, desenvolvimento indequado do crescimento, lesões traumáticas, inflamatórias, infecciosas, tumorais, paralíticas (virais).........
       O tratamento  sempre é feito visando reorganizar o desvio do equilíbrio e fazer uma nova readequação tentando no mínimo, bloquear o desenvolvimento inadequado  e deixar que o crescimento ajude no realinhamento natural e gradual.
       Podem ser feitos tratamentos específicos sempre focando a causa de base e nos casos de desenvolvimento de crescimento, fazer exercícios , mudar os hábitos errados, corrigir as posturas quer seja com alongamentos quer seja com o uso de fortalecimento dos miusculos enfraquecidos até atingir o reequilíbrio e/ou no caso de adolescentes, atingir a maturidade esquelética

.: E.P.R.
.: Relaxar na postura