Marília, 24 de agosto de 2017

Ortopedia - Coluna

cervicobraquialgia

Dor em região cervical ( pescoço), irradiada para os membros superiores, caracteizada por alteração de sensibilidade, dor e, queimação, formigamentos , e até diminuição da força muscular nos membros sueriores, nas regiões dos ombros, braços , antebraços e mãos, podendo ser uni ou bilateral, caracterizada por compressão das raízes nervosas , mais comuns , entre as 4ª e 5ª vertebras cervical, 5ª e 6ª vértebras cervicais
       Quando a dor é irradiada para os ombros e região antero lateral dos braços e antebraços e polegar e indicador falamos de raiz comprimida entre as 5ª e 6ª vértebras; quando está mais acentuado nos ombros e lateral dos braços e região supraescapular, falameos da raíz entre as 4ª e 5ª vétebras cervicais e qwuando os sintomar atingemprincipalmente o dedo médio, estamos falando de raiz comprimida entre as 6ª e 7ª vértebras cervicais
       as causas podem ser diversas, podendo ser decorrentes de traumas por quedas de altura, torsão do tronco fazendo servi~"cos com ou sem peso, fraturas da coluna, tumores, infecções, inflamações......
       O diagnóstico é de fundamental importancia e pode ser realizado a partir da história clinica que nos conduz à pesquisa, seguido de um bom exame físico que define a confirmação da hisória clinica e orienta o pedido de exames complementares que podem ser, rx simples da coluna, tomografia computadorizada, ressonancia nuclear magnética, eletroneuromiografia, cintilografia ossea, exames de laboratório......, todos de acordo com a causalgia inicial orientada pelo conjunto dos fatos e provas combinadas.
       Os tratamentos são sempre específicos , de acordo com a etiologia causal e quando se tem um diagnóstico bem firmado, todo o tratamento, quer seja clinico ou cirurgico é sempre de simples execução , não apresentando muito risco na execução.

.: postura
.: escoliose
.: hérnia de disco
.: Sintomas dos problemas na coluna