Marília, 19 de outubro de 2017

Ortopedia - Coluna

lombociatalgia

Dor em região lombar, irradiada para os membros inferiores, caracteizada por alteração de sensibilidade, dore, queimação, formigamentos , cãimbras e até diminuição da força muscular nos membros inferiores, nas regiões antero lateral das pernas ou pantorrilhas, podendo ser uni ou bilateral, caracterizada por compressão das raízes nervosas entre as 4ª e 5ª vertebras lombar e 5ª lombar e 1ª vertebra sacral
       Quando a dor é irradiada para as coxas, antero lateral , medial dos joelhos e pernas, dizemos que é uma cruralgia pois está atingindo a raiz nervosa entre as 4ª e 5ª vertebras lombar
       as causas podem ser diversas, podendo ser decorrentes de traumas por quedas de altura, torsão do tronco fazendo servi~"cos com ou sem peso, fraturas da coluna, tumores, infecções, inflamações......
       O diagnóstico é de fundamental importancia e pode ser realizado a partir da história clinica que nos conduz à pesquisa, seguido de um bom exame físico que define a confirmação da hisória clinica e orienta o pedido de exames complementares que podem ser, rx simples da coluna, tomografia computadorizada, ressonancia nuclear magnética, eletroneuromiografia, cintilografia ossea, exames de laboratório......, todos de acordo com a causalgia inicial orientada pelo conjunto dos fatos e provas combinadas.
       Os tratamentos são sempre específicos , de acordo com a etiologia causal e quando se tem um diagnóstico bem firmado, todo o tratamento, quer seja clinico ou cirurgico é sempre de simples execução , não apresentando muito risco na execução.

.: postura
.: escoliose
.: hérnia de disco
.: cervicobraquialgia